O exame Morfológico deve ser realizado entre 11 e 14 semanas de gestação, mais precisamente com o Feto medindo entre 45 a 84 mm pelo Comprimento Cabeça Nádega (CCN), nessa fase o ultrassom pode ser realizado tanto pela via abdominal como transvaginal, a depender dos fatores como biótipo da paciente e posição fetal.
Para encerrar citamos as principais estruturas avaliadas em cada um dos exames que são usadas rotineiramente para estimar o risco de alterações do Feto:
Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre
– CCN Comprimento Cabeça Nadegas
– TN Translucência Nucal
– Translucência Intracraniana
– Osso Nasal
– Ducto Venoso
– Valva Tricúspide
– Frequência cardíaca
– Artérias Umbilicais
– Doppler das Artérias Uterinas (Risco de Pré Eclâmpsia)
Já o exame Morfológico do segundo trimestre, é realizada entre 20 a 23 semanas e 6 dias de gestação (preferencialmente em torno de 22 semanas).
A rotina do exame morfológico consiste em fazer uma avaliação detalhada da anatomia fetal (crânio, face, tórax, coração, abdômen, coluna, membros superiores, membros inferiores), ritmo do crescimento fetal, Líquido Amniótico, Placenta e colo uterino.
Assim, o objetivo desse exame é o rastreio de Cromossomopatias, Alterações anatômicas, Cardiopatias, Restrição do Crescimento, Defeitos Placentários, Incompetência Istmo cervical (colo curto) e outros.
Algumas orientações:
Esse exame não exige preparo prévio.
Não há contraindicações.
Tempo do exame gira em torno de 45 minutos.
É possível realizar imagens 3D/4D.
Preparo Geral:
Comparecer ao exame bem alimentada.
Check-in:
15 minutos antes.
Observações:
Trazer pedido médico, exames realizados anteriormente (Não esquecer o Cartão de pré-Natal)